MEMÓRIAS – PROM, EPROM, EAROM, EEPROM, FLASH, eMMC

Na saga dos estudos sobre memórias de SMARTPHONES, nos deparamos constantemente com os termos PROM, EPROM, EAROM, EEPROM. Já percebeu o que eles tem em comum?

Olhe bem!

Todos possuem ROM, no final de cada um! Isso já é uma grande pista do que se trata no mundo da informática, não é?

Afinal, ROM é um acrônimo para Read Only Memory, ou Memória de Somente Leitura, como vimos em posts anteriores. Para refrescar nossa memória, são peças de computador que guardam informações de forma não volátil, ou seja, que não perdem suas informações quando a máquina é desligada da energia elétrica. Outra informação sobre a memória ROM é que o programa que tiver sido gravado nela, na fábrica, não poderá ser alterado pelo usuário, por isso dizemos que são gravadas uma única vez. É considerada somente leitura, pois o computador faz uso de suas informações sem gravar dados novos nela, ou seja, só lê as informações presentes nessa peça.

Mas se julgarmos que PROM, EPROM, EAROM e EEPROM são todas memórias do tipo ROM, qual a diferença entre elas?

 

Fonte: http://amigakit.leamancomputing.com

PROM

Começaremos desvendando o que é PROM, dizendo do que se trata cada uma de suas letras:

P – Programmable

R – Read

O – Only

M – Memory

Podemos traduzir como memória de somente leitura programável. Essas memórias são possuem matrizes de diodos que, durante a fabricação, são queimados por aparelhos específicos que provocam uma reação física que grava os dados no chip. Na PROM, existe um dispositivo, conhecido como dispositivo programador, que permite a gravação ou programação da PROM pelo cliente. Após esta programação, ela não poderá mais ter seus dados alterados ou excluídos.

Fonte: http://amceletronica.blogspot.com.br

EPROM

E – Erasable

P – Programmable

R – Read

O – Only

M – Memory

Temos aqui a memória de somente leitura programável e apagável! Pegue tudo o que dissemos sobre a PROM e inclua que os dados que foram gravados nela agora podem ser regravados!

Aí você vai me perguntar: mas memória ROM não é somente de leitura?

E eu te respondo: Sim! Mas esta possui internamente um segredinho que permite a leitura e gravação porém, não é qualquer dispositivo que pode realizar essa regravação! É preciso um dispositivo específico de luz ultravioleta que apaga tudo antes que a regravação possa ser realizada. Para permitir o uso da luz ultravioleta, ela possui uma janelinha de quartzo, como mostra a figura a seguir:

Vamos supor que um equipamento passou 5 ou 15 anos usando esse tipo de memória e de repente, diagnosticaram um problema em seus dados! A remoção e nova programação pode ser feita pela luz ultravioleta.

Atualmente, o uso da PROM e EPROM são bem reduzidos.

EAROM

E – Electrically

A – Alterable

R – Read

O – Only

M – Memory

Conheceremos agora a memória somente leitura programável eletricamente alterável. Continua sendo não volátil, ou seja, não perde os dados quando há interrupção do fornecimento de energia elétrica, mas possui características de leitura e gravação. Essa característica é devido a presença de uma configuração interna especial que permite a alteração dos dados. Essa alteração é considerada muito lenta no mundo da computação, motivo pelo qual, quando necessário, é feita a regravação parcial das informações.

EEPROM

E – Electrically

E – Erasable

P – Programmable

R – Read

O – Only

M – Memory

Nossa última descoberta de hoje será a memória somente leitura programável e apagável eletricamente! Uma memória não volátil que permite a regravação dos dados! Enquanto nas memórias EPROM a exclusão dos dados é feita tem que ser feita por luz ultravioleta, na EEPROM é feita eletronicamente.

Atualmente a memória EEPROM evoluiu e é conhecida como memória Flash. Exemplos de seu uso vão de smartphones e está até nas urnas eletrônicas que utilizam o flash card, um pequeno dispositivo eletrônico que armazena os dados daquela zona e seção eleitoral.

Em algumas literaturas você poderá encontrar que o BIOS, Basic Input/Output System ou Sistema Básico de Entrada e Saída, do computador, encontra-se na memória ROM. Outras mais específicas, podem trazer que fica na EEPROM.

MEMÓRIA FLASH eMMC

Deixe um comentário