A hora e a vez dos SmartPhones!

As lojas brasileiras venderão 29 smartphones por minuto neste ano, de acordo com projeção da consultoria International Data Corporation (IDC). Em 2011, foram vendidos 17 smartphones por minuto no país. As vendas crescentes vão colocar o Brasil na quarta posição global em 2016, desbancando o Reino Unido.

Enquanto 8,9 milhões de aparelhos foram comercializados em 2011, as vendas devem chegar a 15,4 milhões de unidades neste ano, disse a IDC. Um aumento de 73% no Brasil.
A expansão nas vendas do aparelho no país se deve a alguns fatores. O primeiro deles, de acordo com a IDC, é em relação aos fabricantes que entram com a ampliação do portfólio de celulares inteligentes – focando em modelos mais baratos. Depois de cair 20% no ano passado, o preço deve ficar 6% menor em 2012.

As operadoras de telefonia também contribuem com o lançamento de serviços voltados para a internet, como pacotes de dados até mesmo para celulares pré-pagos. A afinidade do consumidor brasileiro com a tecnologia completa o cenário, disse o analista sênior da IDC para smartphones, Bruno Freitas.

A Índia também se tornará um dos cinco principais mercados de celulares inteligentes nos próximos quatro anos. O país passará a região do Oriente Médio e a África, ocupando o 10° lugar em 2012.

A IDC considera smartphone somente os celulares com sistema operacional. Os aparelhos que rodam Android continuam líderes no mercado brasileiro, com mais de 50% de participação.

Emergentes
Trinca. Brasil, China e Índia vão saltar dos atuais 22,2% do consumo global para 34,2% em 2016. Mas, terão de adotar medidas para diminuir os altos preços dos aparelhos e dos pacotes de dados.

Mãos a Obra
Aos técnicos de manutenção de celulares o aumento das vendas dos smartphones abre uma nova janela de possibilidades agregando valor ao serviço e aumentando a rentabilidade, mas isso, para aqueles que se prepararem! Bons estudos!

Deixe um comentário