O que é A-GPS e quais as diferenças entre GPS e A-GPS

O GPS assistido (A-GPS) é uma versão melhorada do GPS que foi desenvolvida para localizar satélites com mais rapidez e confiabilidade. O sistema combina o tradicional GPS, que calcula a posição por meio de sinais de rádio e satélites, com informações de localização obtidas por meio das estações e sinais das operadoras de telefonia celular.

Como funciona?

A combinação da tecnologia GPS com as informações obtidas das redes de transmissão das operadoras proporciona informações de localização mais precisas.  Assim, o A-GPS reduz o tempo que um aparelho com GPS leva para localizar a posição atual.

Com o A-GPS é possível adicionar a localização nos tweets enquanto você está em movimento. Além disso, permite que o Ovi Mapas dê instruções precisas a cada curva. Dessa forma, você saberá exatamente onde está em poucos segundos. É importante lembrar que cada aparelho tem um procedimento de ativação do sistema A-GPS, por isso, consulte o manual do fabricante.

Diferença entre GPS e A-GPS

Existem diferenças entre GPS e A-GPS. O primeiro é mais demorado, uma vez que a conexão entre o GPS e o satélite nem sempre é rápida. Enquanto, no GPS assistido (A-GPS) a primeira conexão não é feita com satélite, mas com uma antena de telefonia celular que possui a localização dos outros satélites armazenada. Assim, informações são transmitidas com uma velocidade maior.

A-GPS conta com uma antena para manter o sinal estável em regiões com prédios altos. Se você estiver em uma área que não há cobertura de celular, o aparelho funcionará  como um GPS normal.

O A-GPS torna a utilização do GPS mais rápida e evita que você espere pela conexão dos satélites durante muito tempo.

Deixe um comentário