Bloqueio de XING LING e celulares piratas! Como saber se o seu celular entra no bloqueio?

Disposta a acabar com o mercado de celulares piratas no Brasil, a Anatel vai bloquear o acesso dos smartphones do mercado cinza, também conhecidos como ‘xing-ling’.

A decisão vai afetar os modelos que não tiverem a homologação da Agência Nacional de Telecomunicações e o IMEI cadastrado na GMSA, uma espécie de impressão digital internacional que está em todos os telefones produzidos de forma oficial.

Quais celulares serão bloqueados?

Os smartphones que a Anatel pretende bloquear precisam atender uma série de requisitos. Além de não terem sido regulados pelo órgão, eles também precisam ter o IMEI fora dos cadastros da GSMA (GSM Association), entidade que reúne as operadoras de celular do mundo. Basicamente, esses smartphones são aqueles aparelhos sem marca reconhecida, clone de modelos famosos com o preço abaixo do mercado.

Outro fator importante é que apenas os smartphones que tentarem acessar a rede de telefonia a partir do dia 30 de junho de 2017 serão bloqueados. Aparelhos que já estão em operação antes dessa data – mesmo aqueles sem certificação da Anatel ou IMEI válido – vão permanecer funcionando sem maiores problemas.

Como saber se o seu celular entra no bloqueio?

A Anatel criou o site:

Consulta Celular Legal

Dedicado à consulta sobre a situação do IMEI do smartphone. Internautas em dúvida sobre o próprio smartphone devem acessar a página e colocar o número do IMEI. A própria agência informa se ele tem autorização para funcionar no país ou se será desativado. O endereço também informa se o telefone foi perdido ou roubado, e por isso faz parte de uma espécie de lista negra nacional.

Deixe um comentário