Análise Apple iPad Mini – A apple Contra-Ataca

Na semana passada, a Apple apresentou ao mundo um novo membro de sua linha de tablet, o iPad Mini, uma versão em diminutivo do iPad com 7,9 polegadas. 

Com um preço inicial de US $ 329 nos EUA e indo todo o caminho até US $ 659 (com LTE e 64GB de armazenamento), não dá para dizer que se trata de um iPad mais barato já que o preço é semelhante ao iPad existente (bem, o iPad 2, pelo menos). Definitivamente o iPad Mini não é a quarta geração da família ipad, na verdade o iPad Mini é uma opção para quem quer não quer o incomodo de um iPad grande e deseja um dispositivo mais fácil de carregar e usar, uma boa resposta a concorrência Samsung, Google Nexus e outros.

Mesmo que a Apple veja seus produtos em categorias separadas, a vida do iPad Mini não será fácil em um mundo com Google Nexus 7 a 199 dolares e outros fortes concorrentes  a altura. Por outro lado, a Apple tem muito a preencher neste mercado já que a empresa ainda não tinha produto para este segmento.

Hardware e design

Ele não é um produto único no mercado de tablet de 7 polegadas, mas a qualidade de construção do novo iPad Mini é realmente superior.  Além de lindo de ver, em mãos passa conforto no uso e tem a solidez de um produto que é construído para durar.

Na verdade, o iPhone 5 e o iPad mini têm muito em comum. Ambos compartilham uma caixa de metal (em prata ou preto), fina e de toque suave, com a coloração semelhante ao iPhone, porém um pouco mas mais suave. 

Uma das novidades é o novo conjunto de alto-falantes estero e o novo conector de dados, mesmo do iPhone 5.

Embora seja ligeiramente maior que os aparelhos de 7 polegadas da concorrência, seu design é extremamente fino, tão fino que causa uma pequena sensação de desconforto ao segurar, talvez seja costume.

Em modo retrato, como a bordas laterais são muito finas essa sensação é agravada, pois acaba sendo inevitável um pequeno contato com a tela  ao segurá-lo, porém, a apple  incluiu alguma logica de rejeição do toque indesejado que parece funcionar bem.queria um pouco mais para agarrar.

Por menores a parte, o iPad Mini acima da concorrência em termos de design, a calibragem  de seus componentes, a solidez de como ele foi construído. Mas também tem outra qualidade, um que é quase tão importante: o dispositivo tem personalidade. Eu comecei a pensar nisso como um companheiro constante – pequeno o suficiente para jogar em um bolsa ou carregar em torno da casa. O tamanho o torna mais agradável, que faz você quer mantê-lo sempre em mãos e usá-lo muitas vezes. É um sentimento iPad maior nunca provocou em mim, pois sempre o achei grande demais para ter sempre comigo.

Especificações e câmeras

Dentro do iPad mini, você vai encontrar as mesmas especificações do iPad 2, salvo algumas pequenas alterações. O sistema é construído em cima da CPU A5, com 512MB de memória RAM, que me parece muito pequena. O armazenamento 16GB, 32GB, e 64GB. A parte de rádio conta com Wi-Fi (802.11a/b/g/n, 2,4 GHz e 5GHz), Bluetooth 4.0, e, nas versões 4G, GSM e LTE opções de celulares. Como seria de se esperar, conta também com sensor de luz, acelerômetro, giroscópio também. É realmente uma versão mini do iPad 2, exceto para as câmeras, que são significativamente melhoradas.

Bom realmente eu não sou um fã de pessoas tirando fotos com os seus tablets. Além de estranho é um tanto quanto embaraçoso alguém com uma tela de 10 polegadas posicionando para um foto. Bom com o tamanho ligeiramente menor o iPad Mini faz esta experiência um pouco melhor, principalmente com sua câmera de 5 megapixels que tem um desempenho agradável para fotos gerais. Na verdade, o seu tom de cor e desempenho de pouca luz foi melhor do que eu vi em muitos smartphones mais recentes. 

A câmera HD FaceTime é boa para conversas com vídeo (e eu acho que é muito mais confortável do que conversar com o iPad em tamanho grande), mas não será muito útil para qualquer outra coisa além disso.

Tela

Com 7,9 polegadas na diagonal, resolução de 1024 x 768, mesma resolução do iPad original e densidade de pixels de 163 ppi, que, como você pode imaginar, não parece muito fantástica já que ao lado de aparelhos como o Nexus 7 ou Kindle Fire HD (com ppi 216), Nook Color HD (243 ppi), ou o grande pai iPad 4 ª geração (264 ppi). Também é muito menor na densidade de pixels do que praticamente qualquer smartphone top do mercado atual.

Mas como é que fica? A tela é ruim então ? Não é bem assim, para começar, é uma exposição muito boa em termos gerais. Apple está usando o mesmo tratamento do iPhone 5 e iPad, e faz para uma tela cristalina que parece pairar um pouquinho abaixo do vidro. As cores são vibrantes e os negros são profundas, e para jogos, fotos e vídeo está ótimo.

Bom mas não há dúvida de que a olho nu que a tela tenha menor resolução que seus concorrentes mais próximos. Essa diferença são perceptíveis, especialmente em páginas da web, livros, e ao visualizar e-mail. Como a Apple é a empresa que prima pelas telas de alta resolução, display Retina, etc, é difícil dar um passo atrás e você não notar. Eu não acho que a resolução mais baixa é um problema para este produto, mas é um ponto que você tem que estar ciente. A tela realmente não parece tão claro como o de outros produtos no mercado, mas está longe de ser ruim.

Software, o desempenho da bateria

A maior mudança no software no mini iPad e que você precisa estar ciente é que tudo é menor. Claro que em 99 de 100 vezes que usei, isso não foi exatamente um problema, talvez até uma vantagem, já que o espaço da tela é muito maior do que um iPhone, por exemplo, mas agora são ícones de tamanho aproximado dos icones do iPhone, apps com muitos elementos de navegação pode ser um pouco menos intuitiva para navegar. Além disso, com o seu tamanho menor, o teclado em modo retrato tem as teclas mais apertadas mas suficientemente confortáveis para os meus dedos. Por outro lado, em modo paisagem digitar foi realmente muito fácil.

Supostamente, o software no iPad mini foi ajustado para rejeitar toques indesejados nas laterais da tela, que podem acontecer ao segurá-lo, durante o teste ele parecia manter meu polegar sem fazer movimentos acidentais nos apps, por outro lado, às vezes parece compensar e rejeitar toques pretendidos – o que significa que, por vezes, aplicativos não responderem da maneira pretendia a toque nas extremidades da tela. Não foi um grande problema, mas pode ser irritante às vezes, por isso, espero que a Apple faz algum esforço para afinar este em futuras atualizações.

Fora isso, o iOS no mini iPad é exatamente o mesmo que o software em um iPad regular. Portando não vou entrar em detalhes porque trata-se exatamente do mesmo OS.

A vida da bateria não é surpreendentemente maior como tudo Apple afirmou que seria. Parece realmente cumprir suas metas de duração e em uso misto (sessões intermitentes de e-mail, navegação na web, Twitter, IRC, jogo que joga, música e reprodução de vídeo), não é necessário se preocupar com o carregamento, em geral suporta até o fim da noite quando deve ser carregado para o dia seguinte. No geral, apesar de nada surpreendente podemos dizer que o desempenho da bateria é satisfatório.

Modelo LTE

A versão LTE iPad Mini é praticamente idêntico a versão Wi-Fi, a única diferença estética  é a barra preta na parte superior traseira. A vida duração da bateria é quase idêntica, mas se você estiver usando uma grande quantidade de dados via rede de celular que você provavelmente mais consumo de bateria.

O iPad mini opera com as redes de dados celulares disponíveis mundialmente, entre elas HSPA, HSPA + e DC-HSDPA. Você consegue compartilhar a conexão em alta velocidade do seu iPad mini criando seu hotspot pessoal e possibilitando conectar até cinco dispositivos como MacBook Air, um iPod touch, iPad ou até outro iPad mini.

O iPad mini oferece compatibilidade com as redes de dados celular para praticamente todo mundo. Com duas antenas celulares é capaz de sintonizar a 10 frequências diferentes, que significa que você pode viajar para várias partes do mundo e ficar online.

Considerações Finais

O mini-iPad é um tablet excelente – mas como qualquer produto Apple, não é um muito barato. Se esse preço maior é devido a melhor material empregado no seu design, ou devido a forças de mercado, eu não posso dizer com certeza. Em contra partida não há nenhuma outra empresa que se preocupa tanto em como seus produtos são projetados e como são construídos, assim, podemos dizer que não é por acaso que este tablet não será vendido no mesmo preço da concorrência. Já que não há nenhum tablet nesta faixa de tamanho que é tão lindamente construído e funciona tão perfeitamente.

Eu preferiria um display maior resolução? Certamente.

Talvez seja possível afirmar que a melhor relação custo benefício do mercado de tablets pequenos seja o Google Nexus tablet 7. Contudo,  iPad Mini não nunca teve a pretensão de ser o tablet pequeno mais barato do mercado e sim melhor tablet pequeno do mercado, e se procura o melhor e não se importa com preço, considere-se capturado.

Deixe um comentário