CoolTerm Versão 2.0 (Windows, Mac, Linux)

CoolTerm (Windows, Mac, Linux)

O CoolTerm é útil independentemente do sistema operacional que você está usando. No entanto, é especialmente útil no Mac OS, onde não há tantas opções de terminal quanto no Windows.

Você pode baixar a versão mais recente do CoolTerm www.telecelula.com.br/downloads.

Fazendo uma conexão

Baixe e abra uma janela do CoolTerm.

Para alterar as configurações, clique no ícone Opções com a pequena engrenagem e a chave inglesa. Você será presenteado com este menu:

Aqui, você pode selecionar sua porta, taxa de transmissão, opções de bit e controle de fluxo.

Agora clique na guia Terminal à esquerda.

Aqui, você pode alterar a emulação da tecla enter (retorno do carro/alimentação de linha), ativar ou desativar o eco local e alternar entre o modo de linha e o modo bruto. O modo de linha não envia dados até que enter seja pressionado. O modo Raw envia os personagens diretamente para a tela.

Assim que todas as configurações estiverem corretas, os botões Conectar e Desconectar abrirão e fecharão a conexão. As configurações e o status da sua conexão serão exibidos no canto inferior esquerdo.

Se você precisar limpar os dados na tela do terminal, clique no ícone Limpar dados com o grande X vermelho nele.

Se você está ficando irritado por não conseguir usar o backspace, ative ‘Manipular caractere de backspace’ na guia Terminal em Opções.

Recursos estendidos

Um recurso incrível do CoolTerm é o Hex View. Se você quiser ver os valores hexadecimais reais dos dados que está enviando, em vez dos valores ASCII, o Hex View é uma tremenda ajuda. Clique no ícone Exibir Hex. A aparência do terminal mudará ligeiramente. Agora, tudo o que você digitar aparecerá como hexadecimal e ASCII. A primeira coluna está apenas acompanhando os números das linhas. A segunda coluna são os valores hexadecimais e a última coluna são os caracteres ASCII reais que você digita.

Aqui eu digitei olá e \. Observe o 0D e 0A que aparecem para retorno de carro e alimentação de linha.

Para voltar ao modo ACSII, clique no ícone Exibir ASCII.

Você também pode usar a opção Enviar string para enviar strings inteiras de texto. No menu de conexão, selecione Send String.

Agora você deve ter uma caixa de diálogo para enviar sua string no modo hexadecimal ou ASCII.

Deixe um comentário