34% dos donos de iPhone 4 acham que o aparelho usa rede 4G

Uma pesquisa conduzida por um site de análise de produtos revelou um dado surpreendente. Consultados sobre o iPhone, 34% dos donos desse aparelho disseram acreditar que o smartphone funciona nas redes 4G — de alta velocidade. É evidente que eles estão redondamente enganados.
Quando a Apple deu o nome do aparelho de iPhone 4, pode até não ter previsto confusão entre a marca e a rede de dados, mas ela está presente. Os donos de iPhone parecem entender que, por ter o número 4 em sua marca comercial, ele funciona nas redes 4G, como o LTE. Só que não é bem por aí. No máximo, o iPhone funciona nas chamadas redes 3,5G. Não mais que isso.

A confusão não é exclusiva dos proprietários de smartphones com a maçã estampada na traseira metálica. Entre os pesquisados, 24% disseram que o BlackBerry que possuem atualmente se conecta à internet pelo 4G. Mais um erro, visto que a RIM até agora não lançou nenhum modelo com esse tipo de conectividade.

Entre as principais plataformas, somente o Android oferece aparelhos com acesso ao 4G. O HTC Evo 4G é um deles, mas sequer está à venda no Brasil; pode ser comprado apenas nos Estados Unidos.

Se nos EUA o 4G ainda deixa a desejar, pois falta cobertura e oferta de aparelhos compatíveis, não preciso nem dizer que a implementação dessa tecnologia no Brasil vai de mal a pior. As operadoras dizem que gastaram muito para instalar o 3G há apenas alguns anos, e que não existe vigor financeiro para já atualizar as redes para o 4G. O jeito é esperar.

Deixe um comentário