ANDROID – Falhas e Erros – Erros apresentados em VERMELHO na tela no momento do RESET, INICIALIZAÇÃO OU PÓS FLASH

Caros Colegas,

Nesse tópico falaremos sobre os erros apresentados em VERMELHO na tela no momento do RESET, INICIALIZAÇÃO OU PÓS FLASH que são relativamente COMUNS.

Em geral essas mensagens aparecem quando se tenta RESETAR os DADOS do USUÁRIO, aplicar um FIRMWARE (no pós-flash) ou ao inicializar.
erro vermelho

Em linhas gerais essas mensagens em vermelho indicam:

1. Falha física em blocos da memoria, a solução seria substituir o chip de memória flash, que muitas vezes é inviável

2. Falha de permissão de acesso a pasta, ocorre quando o arquivo de indicie e permissões da memória (PIT) está danificado, a solução seria tentar aplicar flash full repair + pit.

3. Falha grave no sistema operacional ANDROID e/ou dados na área de usuário, solução seria tentar aplicar a FIRMAWARE preferencialmente do tipo FULL REPAIR REST + PIT, lembrando que isso apagará todos os dados.

Assim quando pegar um aparelho indicando falhas nas pasta, parar ter certeza que é falha física você deve tentar a solução. aplicar firmware FULL REPAIR RESET, não resolvendo teria que substituir o chip de memória flash (onde fica gravado a firmware e dados do usuário), é um chip colado na placa e BGA, precisaria retirar de uma placa boa e colocar nessa o que é inviável para maioria, então nesse caso só troca da placa principal completa.

Mas quando eu fui  tentar aplicar a FIRMWARE FULL REPAIR RESET o ODIN apresenta falha em vermelho FAIL !

A FULL REPAIR RESET em geral ESTÁ EM FORMATO ODIN, ao tentar aplicar a FULL REPAIR RESET via odin o programa para e apresenta FALHA EM VERMELHO é uma FORTE indicação que há uma falha FÍSICA em 1 ou mais BLOCOS de memória, nesses casos é recomendo repetir o PROCESSO e observar se ele SEMPRE para no MESMO LOCAL. Se isso ocorre indica FALHA FÍSICA. (Claro que para ter certeza disso, arquivos firmwares, computador, cabos, e programa tem que estar 100% ok )

Nessa hora é fundamental utilizar um box, e indico uma OCTOPUS pois diferente do ODIN que quando encontra falha na memoria PARA IMEDIATAMENTE a atualização, a BOX OCTOPUS encontrando uma falha de memória TENTA IGNORAR REPETIR A GRAVAÇÃO E NÃO SENDO POSSÍVEL IGNORA A FALHA continuando a gravação do FIRMWARE.

Sendo assim após terminar a atualização via BOX o aparelho pode voltar a funcionar NORMALMENTE mesmo apresentando FALHA FÍSICA na memória. Claro que há casos e casos, porém, quando essa falha é em campo irrelevante para o funcionamento do aparelho, por exemplo quando a falha afeta o local onde fica gravado o idioma CHINES….. e você não usa idioma CHINES o aparelho vai funcionar NORMALMENTE e a falha não atrapalharia em NADA o uso do aparelho. Por outro lado se a falha é em um campo responsável pelo arranque do sistema Android o mesmo não ligará mesmo completando totalmente a FLASH DA FULL REPAIR RESET na box.

Essa é uma das grandes vantagens de se ter uma box, e em específico a OCTOPUS que funciona melhor que as concorrentes para isso! Forçar a gravação da FIRMWARE mesmo quando a MEMÓRIA FÍSICA do aparelho APRESENTA FALHA.

Solução Alternativa:
Um forma de não se formatar os dados do aparelho e resolver essa falha seria através da instalação de um MODO RECOVERY PERSONALIZADO, com por exemplo o CWM RECOVERY que em geral esses modos de recuperação customizados tem uma função específica para isso, MOUNTS & STORAGE onde é possível remontar e formatar as pastas danificadas MANUALMENTE e uma a uma. O problema que ao instalar um MODO RECOVERY PERSONALIZADO você perde a garantia do aparelho, isso porque para fazer isso BOOT LOADER deve estar desbloqueado (MOTOROLA, SONY) ou o no caso dos SAMUSNG o seu CONTATOR DE BINÁRIO não oficial será ativado e o aparelho sai de garantia.  Bom mais isso é assunto para outro tópico!

Grande Abraço e até Breve!

Deixe um comentário

Um pensamento em “ANDROID – Falhas e Erros – Erros apresentados em VERMELHO na tela no momento do RESET, INICIALIZAÇÃO OU PÓS FLASH”