Comparativo Apple iPhone X Samsung Galaxy S8 Plus, preços e comentários sobre o lançamento Apple

Nessa terça feira a Apple apresentou o seu iPhone X, a nova aposta Premium da empresa fundada por Steve Jobs.

Com a ideia de superar seus concorrentes na corrida pela preferência dos aficionados por tecnologia, a Apple volta a equilibrar a briga com o anúncio do iPhone X, pois a Samsung realmente estava à frente da Apple desde abril, quando a sul-coreana lançou seu modelo top de linha S8.  Nessa disputa acirrada, cada um vem com vantagens pontuais de ambos os lados em diferentes funcionalidades.

Em muitos aspectos, o que a Apple fez na terça-feira foi elevar o iPhone para o mesmo patamar da concorrência. Tirar o botão de início, ampliar a tela, implementar o carregamento sem fio, reconhecimento facial… Nada disso é novo. O próprio design dos celulares lembra muito o da Samsung. E isso preocupa, principalmente os que acompanharam a história de tradição de inovação da empresa.

Mas apesar de ter deixado a desejar no quesito inovação, visto que diversas características apontadas como novas pela empresa já eram encontradas na concorrência, inclusive o reconhecimento facial, que torna possível não só o destravamento do telefone e que outros fabricantes como a própria Samsung já dominava, até mesmo com o reconhecimento de objetos do S8 e sua Bixby Vision.

Mas Apple foi além do reconhecimento e partiu para a criação de emojis que repetem os mesmos movimentos faciais do usuário. Assim, apesar da Samsung ter adotado um tipo mais avançado de tecnologia que permite destravar o aparelho por meio do reconhecimento da íris, o iPhone inaugura uma tendência de realidade aumentada. Os bonequinhos que te copiam podem parecer bobos, mas mostram que a empresa caminha para um mundo de realidade virtual, que é o futuro.

Quando o assunto é configurações gerais, porém, há um consenso mais bem delimitado entre os especialistas. Apesar de as especificações técnicas do modelo da Samsung serem superiores em diversos aspectos, como resolução de tela, memória RAM e núcleos de processamento, o fato de o sistema operacional do iPhone ser produzido pela própria Apple confere mais unidade ao produto final da Apple, assim, ele alcança desempenho similar e as vezes até superior ao do concorrente mesmo com a configurações inferior.

Já a Samsung usa sistema que não é dela e, por isso, acaba em desvantagem pois precisa entregar um Hardware melhor para obter o mesmo desempenho.

A Samsung, porém, ganha no quesito hardware de câmera, porém, as diferenças são mínimas, mas as fotos do S8 têm melhor resolução, especialmente em situações com pouca luz. Mesmo assim a Apple trabalhou duro nos novos efeitos de edição de fotos em tempo real e a câmera ganhou o seu destaque.

Já a nova tela do iPhone, de tecnologia Oled, promete mais qualidade na percepção das cores  e vai se aproximar muito da tela Super Amoled do S8 Plus que sempre teve cores mais vivas.

A Apple ainda ficou devendo outros quesitos que o rival já se saia melhor com por exemplo a tecnologia DEX, que permite utilizar o SmartPhone como um Desktop, resistência a água e poeira com certificação inferior e ausência de um segundo slot de chip, isso sem contar a polemica ausência da entrada de fones de ouvidos e a falta possibilidade de expansão de memória com cartão micro SD que divide os usuários Apple e Samsung.

COMPARATIVO SAMSUNG GALAXY S8 PLUS X APPLE IPHONE X

CONCLUSÕES

Acredito que mesmo sem se igualar em tudo a concorrência, o iPhone X tem tudo para manter os Apple fanboys e conquistar novos clientes, pois conseguiu bons destaques na crianção de novas aplicações e melhorias no que já era utilizado pelos concorrentes, como no caso dos emojis e aplicações da câmeras. O que realmente preocupa é até quando isso vai ser suficiente, pois principalmente para os que acompanharam a história de tradição de inovação da empresa sabe muito bem que desde a partida de Jobs a Apple já não inova e literalmente corre a trás da concorrência.

Deixe um comentário