Android – Acesso Root? O que é?

Uma dúvida muito comum entre técnicos e usuários do Android é o sobre o acesso ROOT ou Super User, nesta postagem tentarei explicar de forma simples do que se trata e pra que serve.
Bom podemos resumir que o acesso Root nada mais é do que ganhar privilégios de administrador (ou super usuário) sobre o sistema operacional Android.
 
Quem usa um Android sem acesso root, fica privado pode realizar determinadas operações sobre o sistema que precisariam de privilégios de super usuário.
 

Mas de onde vem ROOT?

Como o Android é baseado no Linux, onde o usuário administrador é conhecido como super usuário ou root, portanto, um smartphone Android com acesso root é como o usuário do Linux que sabe a senha de super usuário e, portanto, pode rodar comandos usando “sudo” (super user do).
 
Mas porque um usuário pode querer ter acesso root do android?
Quando o Android foi lançado, a venda de apps pelo Market tinha restrições geográficas, assim em alguns países, inclusive no Brasil, não era possível fazer compra de qualquer app pago.
 
O Root era a única solução, pois com acesso root  e um app chamado Market Enabler, o Android podia “fingir” que estava em uma operadora dos EUA e, assim, comprar apps com cartão crédito internacional.
 
Outra função que nos primórdios do Android, só podia ser cumprida em sistemas com “root” liberado era o tethering, que consiste em usar o celular com Android para servir como access point e prover acesso à internet a outro dispositivo, como um notebook. 
 
Hoje um usuário comum não precisará de acesso Root, porém, existem entre usuários com perfil mais “geek”, fuçadores, que gostam de testar possibilidades como o uso do SetCPU para alterar a maneira como o sistema governa as frequências do processador.  Alterações como essas não são disponibilizadas sem permissões de super usuário, portanto requerem acesso root ao sistema Android. Existem também aplicações para instalação de controle de video game em aparelhos que requer acesso root .
 
Para nós técnicos há momentos em que possa ser importante termos acesso root?
 
As vantagens atuais de obter acesso root no Android são oferecidas por um conjunto de apps com algumas funções administrativas e de backup o Titanium Backup, que me permite salvar dados de apps e configurações antes de fazer experiências com troca de ROM ou firmware.
Como obter acesso root?
A resposta para essa pergunta é que não há resposta. O problema é que o procedimento para obter acesso root no Android muda de acordo com o modelo de smartphone e também de acordo com o firmware instalado.
 
Alguns apps prometendo soluções universais chegaram a surgir, mas como os caminhos para realizar o procedimento foram mudando, hoje nenhum esquema de root universal é 100% como válido.
 
A saída é pesquisar sobre o método adequado ao seu modelo.Espero ter exclarecido um pouco sobre o acesso root!

Deixe um comentário